Bem Vindo ao Meu Mundo Estranho... aqui você não vai encontrar nada que tenha que fazer sentido... pois esta é uma manifestação do meu consciente/inconsciente... id, ego e superego... das minhas alegrias, meus medos, incertezas, loucuras e travessuras... afinal... me disseram que a beleza esta no caos...

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Diário de Bordo - Turbulências e Percalços....

Dia Pessoal....
Espero que seja bom... hahahaha.... Só rindo mesmo... só rindo...
O dia ontem que prometia ser cheio, no final se mostrou extenuante... A 3 reunões previstas viram 5... e depois de quebra uma 6ª... esta devastadora.... Minha chefe me chamou pra um papo, querendo saber se eu estava bem, se tinha algum problema... pq os alunos etavam reclamando das minhas aulas... de não estarem entendendo a materia... Pois é... Estas coisas acontecem... e normalmente vem de onde menos se espera... e vieram... agora o negocio é voltar para a prancheta e repensar algumas metodologias... A parte boa (se é que tem) é que ela disse saber da minha competencia, por isso veio falar comigo pra saber o que estava acontecendo... o que eu tb não sei... hahaha.. bom ne??? Não sei nem quem são os reclamantes ou a situaçõ da reclamação... nem perguntei... não é nada pessoal, então isso não faz diferença... Ela me disse que não queria que eu ficasse chateada nem levasse pro pessoal... de forma alguma... trabalho e relacionamento humano é isso mesmo...Fases... fases... preocupantes... mas apenas fases...
Depois disso, indo para o meu segundo tempo de aula (e sei eu la que turno a esta altura...) e um doido da uma ré no farol e mesmo com a buzina comendo a mil... bum... bate no "meu filho"... Sai do carro e descem 3 caras... ja gelei... hoj em dia a gente pensa de tudo.. Olhei e não vi grandes estragos lem de uns riscos... o cara se ofereceu para encostarmos e ver se tinha alguma coisa... eu, começando a ficar atrasada pra ultima aula, com medo da situação e ciente de que meu carro é preto e sem luz não da pra ver nada... peguei o cartão do carro e bora trabalhar que o dia ainda não tinha terminado... chegando na outra faculdade verifiquei que o saiote da frente tinha mesmo rachado... oh dia... oh azar... não bastava a bomba que tinha caido no começo da noite na minha cabeça, ainda mais essa... daqui a pouco vou tentar falar com o cara mais uma vez... sei la...
Ontem aqui falei de um desinstrumento pedagogico chamado prova, e isso causou um certa polêmica e gostaria de fazer alguns esclarecimentos... isso pq já que a coisa ta se mostrando preta (hahaha) é preciso me posicionar como educadora... desde o magistério sou contra tal tipo de instrumento avaliativo, que para mim nada mais é do que um retrato mal tirado de um momento do processo pedagógico... retrato este que é deveras influenciado pelo estado emocional do aluno, fisico e mesmo intelectivo.... Porém, umas universidades onde trabalho tem pelo menos 2 provas obrigatórias no ano, marcadas pela secretaria, com toda pompa e circunstância... Então não adianta ser contra, justificar pq o instrumento é falido e parcial... regras são regras... pra mim e para os alunos... Na minha praxis educativa, devo ainda registrar que a prova é um instrumento de coerção... que muitas vezes é solicitado pelos alunos... na forma da falta de comprometimento e de cumprimento dos deveres... Muitas vezes os alunos encaram o fato de não haver prova escrita, como uma frouxidão por parte de professor e partem para o não cumprimento das atividades acadêmicas básicas... como copiar matéria e participar das discussões em sala... isto pq "não vai ter prova mesmo"... é meus caros... ser educador nestes tempos modernos exige mais do que dominio de tecnicas e didáticas.... exige muita psicologia para saber o que o aluno quer que vc faça... para ele se sentir aluno e não para ele se sentir aprendendo... A falência do nosso sistema educacional esta nos levando cada dia mais perto de um abismo que não tem fim... Professor bom é aquele que não esta nem ai com o aluno, que da milhares de provas (incluindo surpresa), que lasca materia na lousa até o dedo cansar e que te manda ler centena de paginas pras dezenas de atividades... aquele que discute, que reflete, que busca alternativas... é o bobão.. é o trouxa que a gente leva no bico.... pena que eles só percebam a diferença disso anos mais tarde... quando vc não esta mais la para eles retomarem o tempo perdido...
Este é um desabafo deste momento de baixos na minha carreira docente... baixos pq sei que o processo é uma constante mutação e como comunicadora que sou sempre vale a máxima "o importante não é aquilo que vc diz e sim aquilo que os outros entendem....", logo se os meus outros não estão entendendo, vamos mudar as falas.... Como gosto de dizer aqui... já que a tripulação diz que a embarcação esta balançando muito e causando enjoos, cabe ao capitão analisar os ventos, as marés e econtras rotas mais estaveis e agradáveis à tripulação.
Alias... hoje é dia das voações (esta agenda da aproximes ta me lembrando meu caderno de datas comemorativas do magistério... huahauahua)... E vocação é isso mesmo... viver o onus e o bonus daquilo que la encima, traçaram para que vc fizesse de melhor... e fazer melhor é sempre tentativa e erro... é sempre teste, sempre mudança, sempre atualização... é sempre, sempre!!! Acho que papai do céu mandou pra mim uma vocação linda, e espero poder fazer jus a esta confiança depositada em mim pelo criador.
Mais uma vez... espero que o dia de hoje seja mais tranquilo... Menos turbulento.. ou dentro da normalidade (o que já é lucro!!!)...
Desejando mais do que nunca o feriado... um tempo pro corpo e pra cabeça... e pros trabalhos que sempre se acumulam...
Bora voltar pra labuta, continuo preparando os materiais de aula (já mandei alguns, ueba!!!), reuniões mais no final da tarde e turmas do barulho (literalmente... hahaha) a noite... que senão já viu!!!!
Desejo a todos uma ótima quarta, sem tropeços, susto ou congêneres (bonitinha esta palavra ne??? hahahaha)...
Cambio Desligo

4 comentários:

Camilinha............. disse...

Oi Mila!!!!
Saudades de vc!!!

Bem, prova... ninguem merece!!
Eu acho péssimo ser obrigada a "mostrar" meus conhecimentos escrevendo-os em um papel...
É uma situação total de estress, eu fico em pânico total...
Já passou da hora das faculdades ultilizarem outros meios de avaliação.....
Nossa... estou quase deixando um post...
hahaha

Bjsss!!!

Carlinha disse...

Bom, ao final da leitura do post pensei...
devo comentar ou não????
Afinal além de amiga q "frequentadora" do blog, tbm sou aluna...
só pelo começo do post e de algumas vagas lembranças do dia de ontem, já sei exatamente, quem falou, como falou e etc....
só não entendi o resto...
quem num ta entendendo o q????
e pq num foram até vc?
ai caramba, to eu aqui enchendo mais sua cuca... sorry...
creio q não seja da minha sala...
pq quase nunca as pessoas vão...rs
bom Mila, isso é de se esperar né...
tem sempre uma "pedrinha" no nosso caminho, mas é bom, pq nos faz pensar, remodelar e agir...
eterna mutação....
mas ó, fica sussa q eu seu q tudo dará certo...rs...
foi meu avô nostradamus quem me disse... hehehe
bom, levanta, sacode a poeira, e dá a volta por cima, certo!!!!
hj(quinta, pq já é quinta no meu relógio...rs), dia de overmila,
e precisamos de vc muy bien!!!!
e sábado tem trash!!! uhuuuuuuuu
hehe
beijooooooooooos

Fabio disse...

Putz..."n" coisas chatas, né?
Seguinte: respira fundo e continua com essa forma positiva, bem humorada, dinâmica, irreverente de levar a vida.
É só o que tenho a dizer.
Sobre provas e avaliação temos opiniões diferentes, creio que é um problema de visão. É isso que nos faz seres pensantes desde o TIJAMA.
Bjs minha linda e se precisar bate um fio.

Monalisa disse...

Oi Mila, tem dias que dá vontade de estufar o peito e gritar: agora fudeu! Mas não esquenta não, fases ruins passam e críticas são pedras para construirmos nosso caminho! Beijos!